7 modelos de luvas importantes na segurança da sua equipe

orange rubber cleaning gloves

Entre os equipamentos de proteção individual (EPIs) mais respeitáveis estão as luvas, as quais servem, obviamente, para a resguardo das mãos e de partes do braço em situações de perigo real para a saúde, a sanidade e o bem-estar do trabalhador durante a execução de suas atividades no ambiente laboral.

Como o dispositivo precisa ser composto e adequado para cada tipo de risco, existem luvas de diversos materiais e tamanhos, conforme as ameaças das quais se espera proteger, podendo ser aquelas mecânicas, químicas, biológicas, térmicas ou elétricas. Você sabe quais são os principais modelos de luvas para a proteção de sua equipe? Confira!

Luvas de algodão

Esses equipamentos em geral são tricotada de algodão, ou de algodão e poliéster, podendo ou não ser fabricadas com revestimento em outros materiais, como látex ou borracha. A maioria pode ser lavada e reutilizada inúmeras vezes, tendo boa durabilidade e excelente emprego, dependendo do modelo específico, na indústria de cerâmicas, eletrônica, farmacêutica, automobilística, de precisão, na jardinagem, na construção civil, em madeireiras e demais atividades que demandem de mobilidade.

Luvas de aramida

Esses equipamentos têm forros em lã natural, alguns modelos são mais alongados, para cobrir o antebraço e proporcionar mais amparo perante o manuseio de materiais que possam ocasionar cortes, e também contra altas temperaturas. O dispositivo deve ainda propiciar destreza e flexibilidade para quem trabalha em indústrias de vidro, de cerâmica, siderurgia e fundição.

Luvas de couro

Há luvas de couro para várias especificações, desde as feitas de raspa, voltadas para o uso de soldas, até as que possuem tira de reforço externo em vaqueta entre o polegar e o indicador, para proporcionar mais tato e proteção contra agentes abrasivos, escoriantes, cortantes e perfurantes. Há luvas confeccionadas em raspa que apresentam reforço interno na palma e dedos e são mais indicadas para os serviços de médio impacto na construção civil e aqueles mais pesados na indústria metalúrgica, por exemplo.

Luvas de látex

As luvas feitas de látex são aquelas que apresentam a maior diversidade de modelos e de cores, a depender da aplicação para a qual são voltadas. Podem ter acabamento corrugado ou liso, oferecer ou não revestimento em outros materiais, uma ou mais camadas de látex natural, e mais variações. Existem modelos especiais que ostentam boa resistência a agentes químicos e mecânicos, e outras que têm mais flexibilidade e aderência a materiais. Podem ser empregadas nos mais diversos segmentos: na indústria mecânica e de metais; na manutenção industrial; para o manuseio de peças úmidas ou oleosas, ou o manejo de agentes abrasivos; na carga e descarga de produtos; na construção civil; na coleta de resíduos urbanos e industriais; entre outros casos.

Luvas de neoprene

Itens bastante característicos, que trazem dupla camada em látex natural e neoprene, para uma maior resistência química, além de palma antiderrapante, oferecendo maior destreza. Têm igualmente várias aplicações, podendo ser utilizadas no manuseio de produtos químicos; na preparação e aplicação de defensivos agrícolas; na indústria alimentícia e agroindústria; na manutenção industrial; e nos processos galvânicos automatizados.

Luvas de poliamida

Esses dispositivos oferecem alto grau de flexibilidade, destreza e maleabilidade para atividades de precisão em ambientes com maior grau de sujidade. São indicadas para aqueles trabalhos que exigem exatidão nos movimentos, desde linhas de montagem na indústria eletrônica até manuseios diversos na agricultura.

Luvas de PVC

O material de constituição desses aparatos autoriza uma excelente aderência a objetos úmidos e oleosos, proporcionando ainda alta resistência química e abrasiva. Pode ser bem aproveitada nas indústrias química e petroquímica; nas indústrias mecânicas e de metal; nas montadoras e autopeças; na galvanoplastia e no tratamento de metais; no saneamento; e na manutenção e limpeza industrial.

Agora que você já conhece os vários tipos de luvas, qual é o modelo específico para a sua equipe ficar mais protegida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe:

Deixe um comentário