Por que devo me preocupar com a segurança do meu funcionário?

Worker

Empregadores e empregados possuem obrigações no cumprimento das normas regulamentadoras propostas pelo Ministério do Trabalho. Dentre elas, incluem a garantia de salubridade e ambiente isento de riscos à saúde do funcionário da empresa. Quando tais normas não são cumpridas, o local do trabalho pode originar riscos ao trabalhador. Por isso, alterações no ambiente e utilização de equipamentos de segurança autorizados fornecidos pelo empresário estão entre algumas medidas a serem tomadas. Para entender melhor, confira a seguir:

A responsabilidade do empresário

A falta de segurança ou a má aplicação dos procedimentos preventivos podem levar a acidentes de trabalho, gerando a diminuição e rendimento da mão de obra, prejudicando o funcionamento normal da empresa e também onerando o empregador em termos de indenização de direitos.

As doenças ocupacionais e acidentes de trabalho estão entre os principais fatores de preocupação do empresário. Na ocorrência de qualquer episódio que leve à lesão corporal ou funcional de algum empregado, seja pela redução ou perda da capacidade de trabalho, é o empregador quem deve responder no âmbito dos direitos trabalhistas. As consequências para a empresa que possui funcionários vítimas de falhas na segurança do trabalho pode ainda gerar complicações nas esferas civis, criminais, trabalhistas e previdenciárias.

O que acontece quando há um acidente de trabalho?

O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho irão gerar ao empregador a aplicação de diversas penalidades previstas na lei. As conseqüências para o empregador variam: podem ser de caráter orientativo, corretivo ou de interrupção das atividades, dependendo do caso envolvido.

Por ser o empresário quem estabelece as condições de trabalho através da sua atividade econômica, contratando pessoas que gerem lucro a ele destinado, então ele deve responder por quaisquer fatores que envolvam risco de danos e acidentes ao seu funcionário.

Fique ligado: indenizações após demissão

Uma recente medida do Tribunal Superior do Trabalho colocou em alerta empresas e instituições para cumprirem corretamente as normas exigidas pelo Ministério do Trabalho. O processo mencionado levou o TST a considerar a estabilidade de um funcionário mesmo após a sua demissão da empresa. A estabilidade foi reconhecida devido à conclusão de que o empregado havia contraído a doença em período que estava trabalhando. O trabalhador que comprova ter contraído doença profissional que tenha relação de causalidade com o cumprimento do contrato de emprego é afastado da Previdência Social e tem direito à percepção de auxílio-doença do acidentário de 12 meses. Em outro caso, o TST considerou um acidente de trabalho em estabilidade provisória, ocasionando além da indenização prevista pelo acidente, um adicional por danos morais.

Medidas como essas levam os empresários a procurarem iniciativas cada vez mais seguras e eficientes para assegurar os seus funcionários de eventuais exposições a condições que gerem riscos de acidentes e doenças profissionais. Tal demanda visa prevenir, além do funcionário, os atrasos e complicações pela perda da mão de obra, assim como pelo impacto financeiro de dever do empresário. A melhor maneira de lidar com os acidentes de trabalho está na prevenção – e a devida fiscalização, quando necessário.

Como a sua empresa enxerga essas medidas? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários.

Avalie este post
Compartilhe:
Astro Distribuidora

Astro Distribuidora

Astro Distribuidora: segurança no trabalho e uso de EPIs A Astro Distribuidora não atua apenas como fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual. Com uma postura responsável às necessidades do setor, também somos uma fonte confiável de informação sobre segurança no trabalho, oferecendo conteúdos atualizados sobre normas técnicas, mudanças nas legislações e orientações práticas sobre o uso correto dos EPIs. Acreditamos que promover a segurança vai muito além da entrega de equipamentos: é preciso informar, orientar e conscientizar. Por isso, o blog da Astro reúne artigos produzidos por profissionais especializados, com foco em facilitar o dia a dia de empresas, técnicos em segurança do trabalho e gestores que buscam agir em conformidade com as NRs. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, aliando informação de qualidade à experiência de quem conhece profundamente o mercado. Com a Astro, você encontra não só soluções em proteção, mas também um canal de apoio técnico e educativo para a integridade física das suas equipes. Com mais de 10 anos de mercado, a Astro Distribuidora busca fortalecer ainda mais a sua missão de ser parceira estratégica para empresa de todos os tamanhos, ajudando a reduzir riscos, prevenir acidentes e construir uma cultura de segurança sólida e duradoura. Continue navegando pelo nosso blog e site e encontre conteúdos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com Certificado de Aprovação (CA), Equipamentos de Proteção Coletivo (EPCs) e métodos de otimizar os procedimentos e a produtividade de sua empresa!

Deixe um comentário