O que fazer quando o seu funcionário não quer usar EPI

under construction

Segundo o disposto na NR 6, que regulamenta os pormenores relacionados ao uso dos EPIs, é de responsabilidade do empregador adquirir os equipamentos adequados à proteção dos riscos das atividades que acontecem no seu estabelecimento, fornecê-los aos trabalhadores e, além disso, orientá-los e treiná-los quanto ao uso correto, guarda e manutenção desses itens.

No entanto, muitas vezes, os empregados, mesmo tendo recebido os EPIs apropriados e em ótimas condições de uso, acabam deixando de utilizá-los. Como justificativas, usam diversos motivos, como esquecimento, incômodo, ou dificuldade em manusear as máquinas ou cumprir as suas atividades com o EPI, o que geraria pior mobilidade e menor agilidade do serviço. E se alguma fiscalização dos órgãos públicos bater na empresa, o empregador poderá ser multado ou penalizado de outras formas. Então, o que fazer nesses casos?

Usar o EPI é dever dos empregados

Do mesmo jeito que o fornecimento do EPI é obrigatório pela empresa, os funcionários também possuem deveres em relação a esse item de segurança, entre os quais usá-los no momento exigido e para a finalidade a que se destinam. O empregado não só pode, como deve, comunicar ao patrão acerca de qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso, mas deve cumprir as determinações do empregador para fazer do uso do EPI um hábito em sua rotina de trabalho.

O empregado não pode se recusar injustificadamente de usar o EPI

Essas indicações têm amparo não somente na NR 6, mas também em dispositivos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). No parágrafo único do art. 158, por exemplo, aponta-se como ato faltoso do empregado a recusa injustificada ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos pela empresa. Nesse sentido, o trabalhador que se recusa a utilizar o EPI pode ser advertido verbalmente e sofre diversas punições. Isso porque, segundo o art. 2º da CLT, compete ao empregador dirigir a forma como o trabalho é conduzido, cabendo a ele a responsabilidade pelo fazer e pelo não fazer no ambiente de trabalho.

É possível penalizar quem descumprir o uso do EPI

Além da advertência verbal, outras repreensões poderão ser aplicadas ao trabalhador omisso, desobediente ou renitente em não usar o EPI. Essas punições devem acontecer de maneira gradativa e educativa, e precisam estar embasadas em documentos que comprovem que os EPIs foram entregues aos funcionários e que esses receberam a adequada formação para o uso dos artigos de segurança individual. O passo seguinte, nesses termos, será a advertência por escrito, e depois a suspensão não remunerada do serviço, por no máximo 30 dias. A insistência poderá levar à demissão por justa causa, por conta de configurar um ato de indisciplina ou insubordinação do empregado em relação ao empregador, nos moldes do art. 482, alínea h da CLT.

O uso constante dos EPIs pelos empregados no ambiente laboral garante a segurança deles e também evita problemas para o dono do negócio no futuro. Seja consciente e conscientize os seus funcionários sobre essas questões. Todo trabalhador que se expõe a riscos determinados deve usar o EPI adequado à proteção daquele risco.

Você tem tido problemas com o uso dos EPIs entre os seus funcionários? Conte pra gente aqui nos comentários!

Avalie este post
Compartilhe:
Astro Distribuidora

Astro Distribuidora

Astro Distribuidora: segurança no trabalho e uso de EPIs A Astro Distribuidora não atua apenas como fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual. Com uma postura responsável às necessidades do setor, também somos uma fonte confiável de informação sobre segurança no trabalho, oferecendo conteúdos atualizados sobre normas técnicas, mudanças nas legislações e orientações práticas sobre o uso correto dos EPIs. Acreditamos que promover a segurança vai muito além da entrega de equipamentos: é preciso informar, orientar e conscientizar. Por isso, o blog da Astro reúne artigos produzidos por profissionais especializados, com foco em facilitar o dia a dia de empresas, técnicos em segurança do trabalho e gestores que buscam agir em conformidade com as NRs. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, aliando informação de qualidade à experiência de quem conhece profundamente o mercado. Com a Astro, você encontra não só soluções em proteção, mas também um canal de apoio técnico e educativo para a integridade física das suas equipes. Com mais de 10 anos de mercado, a Astro Distribuidora busca fortalecer ainda mais a sua missão de ser parceira estratégica para empresa de todos os tamanhos, ajudando a reduzir riscos, prevenir acidentes e construir uma cultura de segurança sólida e duradoura. Continue navegando pelo nosso blog e site e encontre conteúdos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com Certificado de Aprovação (CA), Equipamentos de Proteção Coletivo (EPCs) e métodos de otimizar os procedimentos e a produtividade de sua empresa!

Deixe um comentário