EPI X EPC: qual é a diferença?

industrial workers in safety gear

Se você estiver pesquisando e deseja saber mais detalhes sobre equipamentos de segurança destinados à proteção da saúde e da integridade física dos trabalhadores no ambiente laboral, provavelmente vai se deparar a todo instante com duas expressões muito frequentes nessa matéria: os chamados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e ainda os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Apesar de trazerem o mesmo objetivo maior, você sabe exatamente quais seriam as diferenças entre esses artefatos? Então, confira abaixo:

O que são os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)

Conforme o próprio nome sugere, os EPCs correspondem a componentes e aprovisionamentos que são usados para o anteparo, o resguardo e a segurança de um grupo de pessoas que estão realizando determinada atividade ou tarefa de maneira que estejam expostas a determinados riscos, entendido como uma ou mais condições que possibilitem a chance de lesão ou morte. A ideia, nessa circunstância, é a proteção coletiva dos operadores e, por isso, tais itens demandam, em geral, mais investimento da empresa contratante, e devem ser aproveitados prioritariamente ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual.

A instalação dos EPCs vai depender da atividade a ser desenvolvida e dos perigos aos quais os trabalhadores ficarão expostos e, por isso, a quantidade de exemplos que podem ser citados é enorme. Entre os mais conhecidos, apontam-se: os recintos que oferecem isolamento acústico de fontes de ruído; o sistema de exaustão para gases, névoas e vapores contaminantes; as fitas sinalizadoras e antiderrapantes em degraus de escada; as barreiras de proteção e os sensores instalados em máquinas; a ventilação dos ambientes de trabalho; as barreiras de proteção contra luminosidade e radiação; os corrimões e os guarda-corpos; as redes de segurança feitas de nylon; os chuveiros de segurança; os detectores de tensão; e muitos outros.

O que são os Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Já os EPIs são aqueles dispositivos ou objetos que se propõem à utilização individual pelos trabalhadores envolvidos em atividades e operações que possam colocá-los diante de perigos capazes de ameaçar a sua estabilidade, bem-estar ou integridade física. Os artefatos e meios dessa espécie só serão obrigatórios se a montagem de um ou mais Equipamentos de Proteção Coletiva não bloquear os riscos por completo ou se houver apenas uma atenuação parcial.

Os EPIs exemplificam-se de acordo com a zona corporal a ser protegida e, é óbvio, também variam conforme as atividades e os riscos que estejam atrelados. Nesse caso, há equipagens para a cabeça (como os capacetes, por exemplo), para os ouvidos (os abafadores de ruídos) para a proteção respiratória (as máscaras e os aparelhos filtrantes contra os tipos mais característicos de contaminantes de ar, como gases, partículas de carvão, entre outros) e para a proteção visual e facial (óculos, viseiras e máscaras diversas). Mãos e braços também podem ser protegidos (com o uso de luvas, produzidas em materiais variados, a fim de se proteger contra fatores mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos), tanto quanto os pés e pernas (a partir do uso de botas e sapatos especiais, botinas, e demais itens apropriados). Existem ainda elementos empregados para a proteção do tronco, como aventais e roupas especiais contra incêndios e contaminação radioativa, por exemplo, e instrumentos de proteção contra quedas, como cintos de segurança, sistema antiquedas, cinturão, cordas e mosquetão.

Conservar os processos de produção e os ambientes laborais isentos de riscos para o bom trabalho dos funcionários é uma das obrigações que o dono do negócio carrega, devendo ele determinar quais são os EPCs e EPIs necessários para que a atividade laboral aconteça sem qualquer problema e de maneira segura para todos. Se você é um empresário, fique atento às regulamentações para o emprego desses equipamentos e fiscalize se eles estão sendo usados corretamente. Se você é um trabalhador, não deixe de utilizar o EPI apropriado para cumprir a sua função laboral sem ficar exposto aos riscos que ela proporciona.

E você, utiliza quais tipos de EPIs e EPCs no ambiente laboral? Compartilhe com a gente!

Avalie este post
Compartilhe:
Astro Distribuidora

Astro Distribuidora

Astro Distribuidora: segurança no trabalho e uso de EPIs A Astro Distribuidora não atua apenas como fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual. Com uma postura responsável às necessidades do setor, também somos uma fonte confiável de informação sobre segurança no trabalho, oferecendo conteúdos atualizados sobre normas técnicas, mudanças nas legislações e orientações práticas sobre o uso correto dos EPIs. Acreditamos que promover a segurança vai muito além da entrega de equipamentos: é preciso informar, orientar e conscientizar. Por isso, o blog da Astro reúne artigos produzidos por profissionais especializados, com foco em facilitar o dia a dia de empresas, técnicos em segurança do trabalho e gestores que buscam agir em conformidade com as NRs. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, aliando informação de qualidade à experiência de quem conhece profundamente o mercado. Com a Astro, você encontra não só soluções em proteção, mas também um canal de apoio técnico e educativo para a integridade física das suas equipes. Com mais de 10 anos de mercado, a Astro Distribuidora busca fortalecer ainda mais a sua missão de ser parceira estratégica para empresa de todos os tamanhos, ajudando a reduzir riscos, prevenir acidentes e construir uma cultura de segurança sólida e duradoura. Continue navegando pelo nosso blog e site e encontre conteúdos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com Certificado de Aprovação (CA), Equipamentos de Proteção Coletivo (EPCs) e métodos de otimizar os procedimentos e a produtividade de sua empresa!

Deixe um comentário