Estabilidade na CIPA: tire as suas dúvidas

Workers And Supervisors At Warehouse

Como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) se trata de um grupo formado por representantes dos empregados e da empresa empregadora, tendo atribuições de identificar e de mapear os riscos do trabalho no ambiente laboral, podendo requerer medidas para reduzir ou eliminá-los, torna-se adequado que os seus membros tragam estabilidade provisória no emprego. Tal condição permite que o representante tenha autonomia para cumprir bem as suas funções no comitê, sem ter medo de represálias do patrão ou de outras pessoas. Só que esta espécie de garantia, normalmente, provoca muitas dúvidas, especialmente nos empregados.

Então, que tal ficar por dentro de algumas questões sobre este assunto? Saiba tudo sobre a CIPA!

Em que se fundamenta a estabilidade na CIPA?

Conforme se lê no art. 157 da CLT, “Os titulares da representação dos empregados nas CIPA(s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.” Isso é assim porque, certamente, poderá acontecer dos membros da CIPA cobrarem do patrão por instalações ou por ações corretivas nos locais de trabalho, onde existam insegurança ou riscos à integridade física dos trabalhadores. É este o tom da primeira parte do inciso II da Súmula n° 339, do TST, onde se percebe que “A estabilidade provisória do cipeiro não constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razão de ser quando em atividade a empresa.”

De quanto tempo é esta estabilidade?

Quem for eleito para integrar a CIPA tem segurança no emprego desde o ato de registro de sua candidatura, estendendo-se até um ano depois que o mandato no comitê acaba. No total, esse período dura até dois anos. Mas vale apontar que a estabilidade no emprego volta a ser contada no caso de reeleição da pessoa, computando mais dois anos de garantia.

O suplente da CIPA e os indicados pelo empregador têm direito à estabilidade?

Como o suplente também é membro da CIPA, passa a gozar dos mesmos direitos de quem ocupa os cargos de direção da CIPA. Inclusive, isso está assegurado na Súmula nº 676 do TST, de sorte que nenhum empregador poderá se insurgir contra a indicação daquele Tribunal. Entretanto, os indicados pelo empregador não possuem estabilidade, podendo ser substituídos à vontade do patrão.

Em que situações esta estabilidade é perdida?

Antes de mais nada, vale lembrar que o cipeiro não tem estabilidade absoluta. Nos moldes do art. 157 da CLT, o que não pode acontecer é a dispensa arbitrária ou sem justa causa, dentro do período reservado como garantia provisória ao emprego.

Isso quer dizer que o membro da CIPA não é inatingível e deve se comportar adequadamente no ambiente laboral, cumprindo com as suas funções de trabalho e obedecendo às determinações patronais. Resta advertir que a CIPA não poderá ter o seu número de representantes reduzido, nem poderá ser desativada pelo patrão antes que o mandato chegue ao fim, ainda que ocorra uma redução do número de empregados na empresa — o que poderia modificar a quantidade de membros naquele comitê.

Como está o seu relacionamento com os integrantes da CIPA em sua empresa? Deixe o seu comentário!

Avalie este post
Compartilhe:
Astro Distribuidora

Astro Distribuidora

Astro Distribuidora: segurança no trabalho e uso de EPIs A Astro Distribuidora não atua apenas como fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual. Com uma postura responsável às necessidades do setor, também somos uma fonte confiável de informação sobre segurança no trabalho, oferecendo conteúdos atualizados sobre normas técnicas, mudanças nas legislações e orientações práticas sobre o uso correto dos EPIs. Acreditamos que promover a segurança vai muito além da entrega de equipamentos: é preciso informar, orientar e conscientizar. Por isso, o blog da Astro reúne artigos produzidos por profissionais especializados, com foco em facilitar o dia a dia de empresas, técnicos em segurança do trabalho e gestores que buscam agir em conformidade com as NRs. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, aliando informação de qualidade à experiência de quem conhece profundamente o mercado. Com a Astro, você encontra não só soluções em proteção, mas também um canal de apoio técnico e educativo para a integridade física das suas equipes. Com mais de 10 anos de mercado, a Astro Distribuidora busca fortalecer ainda mais a sua missão de ser parceira estratégica para empresa de todos os tamanhos, ajudando a reduzir riscos, prevenir acidentes e construir uma cultura de segurança sólida e duradoura. Continue navegando pelo nosso blog e site e encontre conteúdos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com Certificado de Aprovação (CA), Equipamentos de Proteção Coletivo (EPCs) e métodos de otimizar os procedimentos e a produtividade de sua empresa!

Deixe um comentário