Como funciona a estabilidade por acidente de trabalho?

worker fell from a ladder

Antes de adentrarmos ao tema central deste artigo, cabe primeiramente definir o que é caracterizado acidente de trabalho. A definição de acidente de trabalho consta descrita na Lei nº 8.213/91, a qual dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social entre outras providências no artigo 19 º “Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Como podemos ver no artigo supracitado, a definição acidente de trabalho é estabelecida por lei e não é apenas um conceito formado a esmo. A partir daqui damos continuidade ao foco do artigo.

Sabe como funciona a estabilidade por acidente de trabalho? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a estabilidade por acidente de trabalho?

A estabilidade por acidente de trabalho também esté regulamentada na Lei 8.213/91 no artigo 118 “O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.” A referida estabilidade trata do plano de benefícios da previdência pública, uma vez que o legislador entende que o empregado que é afastado por doença ou por acidente de trabalho ficará sujeito a uma substituição.

Por hora esta substituição será temporária, sendo necessária apenas no período em que o empregador se encontrar afastado. No entanto, existe o temor do empregado ficar em uma situação de risco de demissão, uma vez que já estaria substituído, de forma que a sua força de trabalho não se faça mais necessária.

Buscando minimizar esta situação, o legislador estabeleceu a estabilidade ao acidentado. Esta tem vigência de um ano, sob o fundamento que durante este período o acidentado já obteve a sua readaptação.

Quem tem esse direito a ter a estabilidade por acidente de trabalho?

Para entendermos melhor quem tem direito a esta estabilidade vele conhecer o conteúdo da sumula nº 378 do TST:

” ESTABILIDADE PROVISÓRIA. ACIDENTE DO TRABALHO. ART. 118 DA LEI Nº 8.213/1991. (inserido item III) – Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I – É constitucional o artigo 118 da Lei nº 8.213/1991 que assegura o direito à estabilidade provisória por período de 12 meses após a cessação do auxílio-doença ao empregado acidentado. (ex-OJ nº 105 da SBDI-1 – inserida em 01.10.1997) II – São pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a conseqüente percepção do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do contrato de emprego. (primeira parte – ex-OJ nº 230 da SBDI-1 – inserida em 20.06.2001) III – O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei nº 8.213/91.

Diante da leitura da Sumula supracitada, podemos extrair quem terá direito a tal estabilidade. Seria aquele empregado que, por motivo de acidente de trabalho, necessite de um período superior a 30 dias (conforme alteração devido a medida provisória nº 664/2014).

Para que seja efetivada a constatação do acidente de trabalho, será necessária a comunicação do ocorrido através do CAT — Comunicação do Acidente de Trabalho no site da previdência — até um dia após o acidente de trabalho. Caso o empregador não respeite este prazo, poderá arcar com multa.

Após a comunicação realizada pelo empregador, o empregado acidentado deverá ir até o INSS dar entrada no auxilio destinado aos trabalhadores que sofrem acidente de trabalho. Contara como inicio da estabilidade o fim da concessão do beneficio denominado auxilio acidentário.

Quer evidar acidentes de trabalho na sua corporação? A Astro Distribuidora é uma empresa especializada em Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Conte com a nossa ampla linha de produtos para garantir a segurança e a satisfação do trabalho da sua equipe!

Avalie este post
Compartilhe:
Astro Distribuidora

Astro Distribuidora

Astro Distribuidora: segurança no trabalho e uso de EPIs A Astro Distribuidora não atua apenas como fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual. Com uma postura responsável às necessidades do setor, também somos uma fonte confiável de informação sobre segurança no trabalho, oferecendo conteúdos atualizados sobre normas técnicas, mudanças nas legislações e orientações práticas sobre o uso correto dos EPIs. Acreditamos que promover a segurança vai muito além da entrega de equipamentos: é preciso informar, orientar e conscientizar. Por isso, o blog da Astro reúne artigos produzidos por profissionais especializados, com foco em facilitar o dia a dia de empresas, técnicos em segurança do trabalho e gestores que buscam agir em conformidade com as NRs. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, aliando informação de qualidade à experiência de quem conhece profundamente o mercado. Com a Astro, você encontra não só soluções em proteção, mas também um canal de apoio técnico e educativo para a integridade física das suas equipes. Com mais de 10 anos de mercado, a Astro Distribuidora busca fortalecer ainda mais a sua missão de ser parceira estratégica para empresa de todos os tamanhos, ajudando a reduzir riscos, prevenir acidentes e construir uma cultura de segurança sólida e duradoura. Continue navegando pelo nosso blog e site e encontre conteúdos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com Certificado de Aprovação (CA), Equipamentos de Proteção Coletivo (EPCs) e métodos de otimizar os procedimentos e a produtividade de sua empresa!

Deixe um comentário