Saiba o que é EPI e qual a sua importância

Engine room worker

Com a edição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as pessoas começaram a ouvir falar dos EPIs aqui no Brasil. Só que a sigla demorou um pouco a ficar mais conhecida, e a sua regulamentação também demorou a ser obedecida e acomodada dentro das empresas. Só que nas últimas décadas, sobretudo após a publicação da Norma Regulamentadora nº 6 – NR 6/1978, os EPIs começaram a ser adotadas em massa pelos empregadores das indústrias e estabelecimentos que lidam com produção em série de produtos diversos, devido à maior responsabilização civil dos donos do negócio e à maior conscientização da importância desses itens. E você, sabe o que é um EPI e qual a sua importância? Confira!

O que é um EPI?

Configura um EPI, ou melhor, um Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que seja destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Conforme a mesma regulamentação, a empresa deve abastecer gratuitamente os empregados com os EPIs adequados, estando tais dispositivos ou produtos em perfeito estado de conservação e funcionamento. Nesse sentido, as circunstâncias que exigem o uso de EPI são: quando não for possível tomar medidas adequadas e garantidas para se eliminar os fatores de risco no ambiente em que se desenvolve a atividade laboral.

Quais são os tipos de EPIs?

A função essencial do EPI, portanto, é neutralizar o perigo de um agente agressivo ou componente de risco para a pessoa que esta exposta ao mesmo. É por isso que os EPIs dividem-se de acordo com a zona corporal que protegem. Desse modo, para a proteção da cabeça há o uso do capacete; para a proteção auditiva utilizam-se abafadores de ruído (ou protetores auriculares); a fim de resguardar o sistema respiratório do trabalhador há máscaras de diferentes modelos e materiais, além de aparelhos filtrantes diversos, de acordo com os elementos contaminantes; para a proteção visual existem óculos, viseiras e máscaras; e assim por diante.

Qual a importância dos EPIs?

O uso correto e habitual dos EPIs é uma forma bastante eficaz de se impedir os danos que uma atividade possa oferecer individualmente para os trabalhadores, poupando-os de doenças futuras. É por isso que o empregador deve adquirir o EPI adequado ao setor específico do trabalho e exigir a sua utilização, após treinar e orientar os funcionários sobre como usá-lo, guardá-lo e conservá-lo.

Você tem dúvidas sobre quais EPIs sejam mais indicados para a sua atividade? Então, conte com a consultoria e com os equipamentos da Astro Distribuidora. Deixe o seu comentário abaixo que iremos te ajudar!

Compartilhe:

Deixe um comentário