Sabe-se que, dependendo do dimensionamento que empresa possui, deve constituir uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), grupo composto por representantes tanto do empregador quanto dos empregados, em número idêntico, o qual tem por finalidade cumprir diversas iniciativas, estudos e observações para prevenir a ocorrência de acidentes e males de saúde decorrentes do trabalho nos espaços laborais. E uma das atividades obrigatórias para qualquer CIPA é a realização anual de uma SIPAT. Você sabe o que é e para que serve isso?
O significado de SIPAT
A sigla SIPAT diz respeito à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a qual foi instituída pela Portaria nº 3.214/1978, por meio da Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), onde se pode ler, inclusive, que se trata de uma atribuição da CIPA.
Assim, uma SIPAT corresponde a um evento em que acontecem diferentes atividades com o enfoque na melhor orientação e conscientização dos trabalhadores da empresa, de modo que passem a visualizar, entender e colocar em prática expedientes que favoreçam a prevenção de acidentes no trabalho e as doenças ocupacionais. Vale dizer que, à luz da legislação afim, onde houver o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a preparação da SIPAT deve ser feita a partir de uma parceria entre a CIPA e o SESMT.
A duração ideal da SIPAT
A despeito de o compromisso legal referir-se a uma “semana interna”, não necessariamente a SIPAT precisa ter a duração de uma semana inteira ou ficar limitada a tal período. De fato, o mais importante é que os objetivos do evento sejam alcançados, o que pode ser feito através de palestras, cursos intensivos, gincanas, premiações e muito mais ações que movimentem o quadro de funcionários de forma dinâmica e envolvente, de forma a contar com a participação de todos. É imprescindível, no entanto, que o evento aconteça todos os anos, conforme expõe a NR-5.
Os objetivos e os temas de uma SIPAT
A ideia principal por detrás do evento é a melhor orientação daquelas pessoas que trabalham em sua empresa, de forma a descortinar as informações mais salientes para que a prevenção desejada se torne concreta. Assim, os tópicos abordados nas iniciativas e dinâmicas da SIPAT, sejam eles quais forem, devem lidar com problemas ou vícios comportamentais, de segurança e de saúde que legitimamente aconteçam na sua organização.
É possível montar um programa adequado após conversar com diretores e empregados, de modo a ter sugestões interessantes para serem levadas às reuniões de planejamento da SIPAT. Portanto, a depender do ano em que ocorrer, o evento poderá tratar de temas tão diversos como combate a incêndio, lesão por esforço repetitivo (LER), tabagismo, alcoolismo, alimentação saudável, ou o hábito do bom uso dos EPCs (equipamentos de proteção coletiva) e EPIs (equipamentos de proteção individual), por exemplo.
O período quando sobrevém este importante evento é voltado não apenas à prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, mas, principalmente, para a boa interação com os trabalhadores, de forma a demonstrar para eles que sua participação é essencial para que a segurança e bem-estar nos espaços laborais sejam cultivados e mantidos.
E então, já foi organizada ou aconteceu uma SIPAT na sua empresa? Ficou ainda com alguma dúvida a respeito do evento? Deixe um comentário e participe da conversa!