10 siglas mais usadas na segurança do trabalho

Privacy concept: computer keyboard with Shield With Keyhole and

Uma sigla, também chamada de acrônimo, corresponde a um ajuntamento de letras, em geral aquelas que dão início às palavras que, articuladas em sequência, vêm a constituir o nome de uma empresa, de um programa, de uma instituição ou de um tratado. Nesse contexto, a sigla é uma forma de abreviar nomes ou termos bastante extensos, passando a ter grande importância para facilitar a comunicação e o melhor entendimento das frases.

Elas possibilitam a condensação de várias palavras em algumas poucas letras. No âmbito econômico e das impressões, inclusive, poupam dinheiro, já que permitem diminuir áreas de impressão e de visualização do leitor.

Por tais razões, as siglas estão presentes em nosso dia a dia de forma maciça. Na área da segurança e de medicina do trabalho, um campo específico de conhecimento, existem várias delas empregadas nas legislações, nas pesquisas, nas teorias e nas atividades de campo.

Que tal saber um pouco mais sobre as siglas mais importantes e mais usadas? Confira abaixo!

AVCB

Significa: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou ainda, Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da cidade onde a empresa está, após vistoria minuciosa dos representantes do órgão, afirmando-se que o lugar satisfaz às boas condições de segurança contra incêndio, reguladas por lei.

CIPA

Significa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O grupo, composto por representantes dos empregados e dos empregadores, tem por objetivo a identificação dos riscos dos processos de trabalho e a elaboração de mapas de riscos. Dessa forma, a tendência é que eles sejam diminuídos ou eliminados.

CLT

Significa: Consolidação das Leis do Trabalho. A CLT se trata da mais importante legislação que disciplina os fatores trabalhistas e processuais do trabalho no Brasil, criada em 1943, reunindo as leis existentes na época e em pleno vigor desde então. Regulamenta a maior parte das relações individuais e coletivas do trabalho no país.

EPC

Significa: Equipamentos de Proteção Coletiva, ou melhor, dispositivos que servem para abrigar ou resguardar os trabalhadores durante a realização de suas atividades laborais contra agentes nocivos ou que ofereçam risco à sua saúde, ao seu bem-estar ou à sua segurança. Nesse caso, a equipagem não pode ser dividida para a utilização dos empregados, valendo como exemplos as coberturas isolantes, os cones de sinalização e os exaustores de ar.

EPI

Significa: Equipamentos de Proteção Individual. Isso é, meios ou dispositivos que são utilizados por cada trabalhador, com o intento de proteger de riscos à sua saúde ou à sua segurança durante as atividades laborais. São exemplos as luvas, os capacetes, os coturnos, as máscaras filtrantes e os abafadores de ruído.

LER

Significa: Lesão por Esforço Repetitivo, que é uma espécie de distúrbio, o qual pode ocorrer no sistema músculo esquelético ou no sistema nervoso, que pode ter origem em diversas causas relacionadas ao trabalho da pessoa. São exemplos o exercício de tarefas ou de esforços muito repetitivos e vibrações ou posições corporais desconfortáveis por muito tempo.

OS

Significa: Ordem de Serviço, uma espécie de documento pelo qual se exprimem comunicações internas em uma empresa. Normalmente, apontam os materiais, os maquinários e a mão de obra envolvida na realização de um trabalho.

PCMSO

Significa: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que é um procedimento fixado pela CLT, com a finalidade de prevenir e de diagnosticar precocemente eventuais danos à saúde ocupacional dos empregados. Abrange várias iniciativas médicas, como o exame admissional, o exame demissional e o exame de retorno ao trabalho após afastamento por doença ou acidente.

SSST

Significa: Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas à segurança e à medicina do trabalho. É responsável, inclusive, pelos recursos voluntários e de ofício das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho.

SIPAT

Significa: Semana Interna de Prevenção de Acidentes. É um evento obrigatório por lei, o qual deve ocorrer anualmente nas empresas brasileiras, com a finalidade de conscientizar os empregados sobre saúde, prevenção de acidentes e proteção no trabalho. Agora que já sabe algumas das principais siglas da área de segurança e medicina do trabalho, você entenderá mais sobre o que se trata algumas leituras e algumas instruções recebidas que tenham a ver com esse campo de conhecimento.

Existe alguma sigla dessa disciplina sobre a qual você ainda tem dúvida? Deixe o seu comentário!

Avalie este post
Compartilhe:
Astro Distribuidora

Astro Distribuidora

Astro Distribuidora: segurança no trabalho e uso de EPIs A Astro Distribuidora não atua apenas como fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual. Com uma postura responsável às necessidades do setor, também somos uma fonte confiável de informação sobre segurança no trabalho, oferecendo conteúdos atualizados sobre normas técnicas, mudanças nas legislações e orientações práticas sobre o uso correto dos EPIs. Acreditamos que promover a segurança vai muito além da entrega de equipamentos: é preciso informar, orientar e conscientizar. Por isso, o blog da Astro reúne artigos produzidos por profissionais especializados, com foco em facilitar o dia a dia de empresas, técnicos em segurança do trabalho e gestores que buscam agir em conformidade com as NRs. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, aliando informação de qualidade à experiência de quem conhece profundamente o mercado. Com a Astro, você encontra não só soluções em proteção, mas também um canal de apoio técnico e educativo para a integridade física das suas equipes. Com mais de 10 anos de mercado, a Astro Distribuidora busca fortalecer ainda mais a sua missão de ser parceira estratégica para empresa de todos os tamanhos, ajudando a reduzir riscos, prevenir acidentes e construir uma cultura de segurança sólida e duradoura. Continue navegando pelo nosso blog e site e encontre conteúdos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com Certificado de Aprovação (CA), Equipamentos de Proteção Coletivo (EPCs) e métodos de otimizar os procedimentos e a produtividade de sua empresa!

Deixe um comentário