10 siglas mais usadas na segurança do trabalho

Privacy concept: computer keyboard with Shield With Keyhole and

Uma sigla, também chamada de acrônimo, corresponde a um ajuntamento de letras, em geral aquelas que dão início às palavras que, articuladas em sequência, vêm a constituir o nome de uma empresa, de um programa, de uma instituição ou de um tratado. Nesse contexto, a sigla é uma forma de abreviar nomes ou termos bastante extensos, passando a ter grande importância para facilitar a comunicação e o melhor entendimento das frases.

Elas possibilitam a condensação de várias palavras em algumas poucas letras. No âmbito econômico e das impressões, inclusive, poupam dinheiro, já que permitem diminuir áreas de impressão e de visualização do leitor.

Por tais razões, as siglas estão presentes em nosso dia a dia de forma maciça. Na área da segurança e de medicina do trabalho, um campo específico de conhecimento, existem várias delas empregadas nas legislações, nas pesquisas, nas teorias e nas atividades de campo.

Que tal saber um pouco mais sobre as siglas mais importantes e mais usadas? Confira abaixo!

AVCB

Significa: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou ainda, Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da cidade onde a empresa está, após vistoria minuciosa dos representantes do órgão, afirmando-se que o lugar satisfaz às boas condições de segurança contra incêndio, reguladas por lei.

CIPA

Significa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O grupo, composto por representantes dos empregados e dos empregadores, tem por objetivo a identificação dos riscos dos processos de trabalho e a elaboração de mapas de riscos. Dessa forma, a tendência é que eles sejam diminuídos ou eliminados.

CLT

Significa: Consolidação das Leis do Trabalho. A CLT se trata da mais importante legislação que disciplina os fatores trabalhistas e processuais do trabalho no Brasil, criada em 1943, reunindo as leis existentes na época e em pleno vigor desde então. Regulamenta a maior parte das relações individuais e coletivas do trabalho no país.

EPC

Significa: Equipamentos de Proteção Coletiva, ou melhor, dispositivos que servem para abrigar ou resguardar os trabalhadores durante a realização de suas atividades laborais contra agentes nocivos ou que ofereçam risco à sua saúde, ao seu bem-estar ou à sua segurança. Nesse caso, a equipagem não pode ser dividida para a utilização dos empregados, valendo como exemplos as coberturas isolantes, os cones de sinalização e os exaustores de ar.

EPI

Significa: Equipamentos de Proteção Individual. Isso é, meios ou dispositivos que são utilizados por cada trabalhador, com o intento de proteger de riscos à sua saúde ou à sua segurança durante as atividades laborais. São exemplos as luvas, os capacetes, os coturnos, as máscaras filtrantes e os abafadores de ruído.

LER

Significa: Lesão por Esforço Repetitivo, que é uma espécie de distúrbio, o qual pode ocorrer no sistema músculo esquelético ou no sistema nervoso, que pode ter origem em diversas causas relacionadas ao trabalho da pessoa. São exemplos o exercício de tarefas ou de esforços muito repetitivos e vibrações ou posições corporais desconfortáveis por muito tempo.

OS

Significa: Ordem de Serviço, uma espécie de documento pelo qual se exprimem comunicações internas em uma empresa. Normalmente, apontam os materiais, os maquinários e a mão de obra envolvida na realização de um trabalho.

PCMSO

Significa: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que é um procedimento fixado pela CLT, com a finalidade de prevenir e de diagnosticar precocemente eventuais danos à saúde ocupacional dos empregados. Abrange várias iniciativas médicas, como o exame admissional, o exame demissional e o exame de retorno ao trabalho após afastamento por doença ou acidente.

SSST

Significa: Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas à segurança e à medicina do trabalho. É responsável, inclusive, pelos recursos voluntários e de ofício das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho.

SIPAT

Significa: Semana Interna de Prevenção de Acidentes. É um evento obrigatório por lei, o qual deve ocorrer anualmente nas empresas brasileiras, com a finalidade de conscientizar os empregados sobre saúde, prevenção de acidentes e proteção no trabalho. Agora que já sabe algumas das principais siglas da área de segurança e medicina do trabalho, você entenderá mais sobre o que se trata algumas leituras e algumas instruções recebidas que tenham a ver com esse campo de conhecimento.

Existe alguma sigla dessa disciplina sobre a qual você ainda tem dúvida? Deixe o seu comentário!

Avalie este post
Compartilhe:

Deixe um comentário